21 3331-5518 | 21 99969-0101

BLOG

Home > Blog > Notícias > Veículos usados para transporte de drogas ilícitas apreendidos pela Justiça não podem ser devolvidos aos antigos donos
Notícias

Veículos usados para transporte de drogas ilícitas apreendidos pela Justiça não podem ser devolvidos aos antigos donos

Por Drª Marisa Ferrer

 

Foto: Shutterstock

A Lei n° 14.322/2022 altera a Lei Antidrogas para excluir a possibilidade de restituição ao lesado do veículo usado para transporte de droga ilícita e para permitir a alienação ou uso público independentemente da habitualidade da prática criminosa.

A Lei antidrogas já previa a apreensão de bens, direitos ou valores com suspeita de origem criminosa. De acordo com a norma, o acusado tem cinco dias para provar a origem lícita e receber de volta o bem apreendido. A novidade da Lei 14.322 é que esse possibilidade de devolução não vale para veículos apreendidos no transporte de drogas. Automotores, embarcações, aeronaves e quaisquer outros meios de transporte ou maquinários usados para essa finalidade podem ser definitivamente confiscados pelo poder público.

A lei sancionada prevê apenas uma exceção: caso o veículo usado pelo tráfico seja de propriedade de terceiros de boa-fé. É o caso, por exemplo, de pessoas que tiveram seus carros roubados ou de locadoras que tiveram os veículos usados indevidamente por traficantes. Nesses casos, a devolução é assegurada.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ferrer Losada Sá Advogados © Todos os direitos reservados